quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Regulamento do Concurso Escola Digital 2009/20010

O presente regulamento foi objecto de apreciação na reunião do dia 9 de Novembro de 2009, em que estiveram presentes Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Equipa do Projecto Incluir e Professores de TIC das escolas EB1 do Concelho de Vieira do Minho.
2. Entidades Participantes:
15 turmas de ensino básico
2 equipas de 5º ano da Escola EB 2,3 /S Vieira de Araújo
3. Organização das Equipas:
- Cada escola EB1 do concelho constituirá uma equipa do concurso;
- Cada turma de 5º ano será também uma equipa;

- Cada equipa da EB1 é constituída pelo conjunto de crianças do 3º e 4º anos do 1º Ciclo e pelo respectivo professor de Técnicas Informáticas e de Comunicação;

- Cada equipa da EB 2,3/ S Vieira de Araújo é constituída pelo grupo de alunos da turma e a respectiva professora Luisa Oliveira da disciplina de Português .
4. Responsabilidades das Equipas:
- É da responsabilidade de cada equipa a preparação de uma actividade, de acordo com a calendarização estipulada na reunião de 09 de Novembro de 200, e o seu envio para o mail do Projecto Incluir;
- É da responsabilidade de cada equipa a correcção da respectiva tarefa, de acordo com os critérios estabelecidos, do desempenho das restantes equipas na actividade por si preparada e o respectivo envio para o mail do Projecto Incluir.
5. Responsabilidades do Projecto Incluir:
- É da responsabilidade do Projecto Incluir a publicação das tarefas e dos critérios de correcção laçadas pelas equipas;

- A publicação no blog das actividades realizadas e da respectiva pontuação

- A actualização da tabela classificativa final.

6- Prazos do Concurso:

- Os prazos dispostos em calendário de publicação das tarefas tiveram em conta o calendário escolar;
- O cumprimento dos prazos estipulados é obrigatório, sendo, o seu incumprimento sancionado com a exclusão da participação da equipa na actividade respectiva;
- A preparação e envio da actividade, pela equipa responsável, para o mail do Projecto Incluir deverá ser feita dentro dos prazos estipulados em reunião e conforme o calendário;
- A publicação da actividade no blog, pelo Projecto Incluir, deverá ser feita dentro dos prazos, conforme calendário e em tempo útil;
- As equipas têm, a partir da publicação no blog, 5 dias úteis para responder às tarefas lançadas;
- A equipa responsável pelo lançamento da tarefa terá 3 dias úteis para avaliar e pontuar o desempenho dos participação e enviar a pontuação para o mail do Projecto Incluir;
- Após a recepção destes resultados, o Projecto Incluir dispõe de 2 dias úteis para os publicar e actualizar a tabela classificativa no blog.

7- Metodologia do Concurso:
- O concurso é realizado com o recurso privilegiado ao Blog “Escola Digital;
- As actividades serão concebidas pelos monitores de TIC das equipas participantes e dos Professores da EB 2,3/S Vieira de Araújo em colaboração com os alunos;

- A responsabilidade de preparar as actividades a serem lançadas em concurso foi definida e calendarizada em reunião no dia 9 de Novembro;
- Uma actividade poderá ser constituída por diversas sub-provas;
- As actividades deverão sempre ser acompanhadas dos critérios de avaliação e respectiva pontuação;

- A participação de cada equipa, enquanto equipa, neste concurso formaliza-se com a realização da 1ª actividade publicada no blog em tempo útil e conforme estipulado;
- As actividades deverão sempre ser acompanhadas de sites de pesquisa ou bibliografia de informação que auxiliem na resolução das mesmas;
- Para conhecimento da actividade a realizar, as equipas deverão consultar o blog Escola Digital;
- Os mails de todas as equipas participantes estarão sempre disponíveis no blog Escola Digital;

- Após recepção, a equipa responsável deverá avaliar e pontuar as actividades realizadas e remete-las para o mail do Projecto;
- Para além das actividades realizadas on-line, o concurso contará também com actividades realizadas presencialmente, em data a determinar, na Escola EB 2,3/S de Vieira de Araújo, sendo a organização destas da responsabilidade do Projecto Incluir.


8- Avaliação/Pontuação do Desempenho nas Tarefas:

- O desempenho das equipas na realização das actividades será avaliado e pontuado pela equipa que a preparou, cujos resultados deverão ser, por si, remetidos para o mail do Projecto Incluir.
- O não cumprimento do prazo de envio da realização das actividades é sancionado com pontuação global de 0 valores para a respectiva actividade;
- As actividades terão como pontuação máxima 10 valores e mínima 0 valores. Estes valores são divisíveis internamente pelas diversas sub-provas da actividade (a pontuação deverá estar definida juntamente com os critérios de avaliação);
- As pontuações obtidas nas diversas actividades são acumuláveis no âmbito da tabela geral de classificação.

9- Instrumentos do Concurso:
- Este concurso utilizará, como especial meio de comunicação e de trabalho:- Material informático das escolas EB1 com acesso à Internet;- O Blog “Escola Digital” – http://www.escoladigital-vminho.blogspot.com/;
- As contas de email de cada uma das equipas concorrentes;
- A conta de email do Projecto Incluir – pi.escoladigital@gmail.com (ver contas de email do ano anterior).
10- Prémios do Concurso:
- Todas as equipas participantes receberão um certificado de participação no concurso “Escola Digital”;
- As 3 primeiras equipas classificadas receberão prémios que, de acordo com o estipulado na reunião (a definir) se adequam às necessidades específicas da respectiva escola.

Sem comentários: